BUSCAR
BUSCAR

Exatus: 58,5% dos natalenses ainda não sabem em quem votar para prefeito

Home / Noticias / Exatus: 58,5% dos natalenses ainda não sabem em quem votar para prefeito

As pesquisas de intenção de voto são uma forma de aferir a força eleitoral dos pré-candidatos em um momento. A essa distância da eleição, a pergunta espontânea, aquela em que o eleitor pode responder qualquer nome, é a principal de um questionário eleitoral e ajuda na definição das estratégias de campanha dos políticos.

A nova pesquisa EXATUS/AGORA RN para Natal, divulgada ontem, foi realizada entre os dias 14 e 15 de abril, com 1.052 entrevistados. A margem de erro é de 3 pontos percentuais, com nível de confiança de 95%.

A maioria (58,5%) respondeu que ainda não sabe em quem votará para prefeito de Natal. Outros 14,7% dos entrevistados disseram que votarão em branco, nulo ou em ninguém. 3,5% não responderam. Para se ter ideia da soma de todos os nomes juntos, 19,4% se dividiram entre candidato de Álvaro Dias (Republicanos), Carlos Eduardo (PDT), Natália Bonavides (PT), Paulinho Freire (União Brasil) e Wendel Largatixa (PL). A disputa na capital não engrossou ainda. A população da capital, diferentemente do interior, não vive política 24 horas. A pesquisa espontânea mostra uma indecisão neste abril de 2023.

Citação
O prefeito Álvaro Dias (Republicanos) ou o candidato apoiado por ele apareceu com 8,2% na pesquisa espontânea. Quando se mostra o disco dos nomes na estimulada, o candidato de Álvaro sobe para 17,11%. Já Paulinho Freire (União Brasil) aparece com 3,71%. Irapoã Nóbrega (1,05%) e Kleber Fernandes (0,67%) também são citados. Todos ligados ao prefeito dariam mais de 22%. O ex-prefeito Carlos Eduardo alcançou sozinho 23,19% dos entrevistados. E fez publicação agradecendo a lembrança.

Esquerda
Nomes ligados ao sistema da governadora Fátima Bezerra (PT) também marcaram presença na pesquisa. Pré-candidata do PT, a deputada federal Natália Bonavides figura na terceira colocação, com 9,22%. Abaixo desses são apontados o ex-deputado federal pelo PSB Rafael Motta (2,66%) e a deputada estadual pelo PV Eudiane Macedo (2,57%), que cresceu na pesquisa. Juntos marcam quase 15%.

Sem morte
Chamou a atenção a quantidade de eleitores que, mesmo apresentados a possíveis nomes, declaram ainda não ter em quem votar. 32,13% dos entrevistados responderam que votarão em “ninguém/nenhum/branco/nulo”. Além disso, 6,56% não souberam ou não responderam.

Rejeição
Os mais lembrados foram também os nomes mais rejeitados pelo natalense. A pesquisa EXATUS/AGORA RN também perguntou aos entrevistados qual dos nomes jamais receberia seu voto. O primeiro lugar em rejeição foi o “candidato de Álvaro Dias”, com 14,92%. Após ele vem Carlos Eduardo Alves, com 13,02%, seguido por Natália Bonavides (8,37%).

Rabeira
O secretário de Serviços Urbanos de Natal (Semsur), Irapoã Nóbrega (1,05%), além do comunicador Bruno Giovanni (0,95%), o vereador Kleber Fernandes (0,67%) e o vereador pelo PSOL professor Robério Paulino (0,19%) não chegaram a 1% cada. Esses nomes terão mais dificuldades de crescimento. Uns são desconhecidos do macro, pois nunca concorreram em eleições majoritárias.

Pouca rejeição
Entre os menos rejeitados aparecem Paulinho Freire (3,61%, foto), Rafael Motta (2,57%), Bruno Giovanni BG (1,52%), Eudiane Macedo e Kleber Fernandes (1,33%), Robério Paulino (0,76%) e Irapoã Nóbrega (0,67%). Outros 38,69% optaram por “ninguém/nenhum/branco/nulo”, e 13,21% não souberam ou não responderam.

Pesquisa Parnamirim
Foi concluída ontem uma pesquisa EXATUS/AGORA RN com intenções de voto dos eleitores de Parnamirim para prefeito. A divulgação dos resultados estava prevista para hoje, mas o relatório com os dados coletados não ficou pronto a tempo para publicação na edição de hoje. Ficou para a edição de sábado, já que amanhã é feriado.

Comoção
Já passava das 18h30 ontem quando o corpo do prefeito Neném Borges (MDB) chegou a São José do Campestre. Uma multidão aguardava para a última passeata, como ele tanto fazia nas campanhas. Um ginásio de esportes ficou lotado ainda nas primeiras horas do velório. O sepultamento será nesta manhã. Ontem, o governador em exercício, Walter Alves (MDB), o presidente da Assembleia, Ezequiel Ferreira (PSDB), e o deputado estadual Hermano Morais (PV) foram às últimas despedidas.

Substituto
O presidente Lula da Silva (PT) decidiu nomear o ex-interventor da segurança no Distrito Federal Ricardo Cappelli para comandar interinamente o GSI (Gabinete de Segurança Institucional). A decisão foi anunciada após a demissão do ministro do GSI, general Gonçalves Dias.

CPI
Lideranças da base do governo decidiram mudar de posição e apoiar a abertura da CPMI para investigar os ataques às sedes dos Poderes de 8 de janeiro. A nova postura dos aliados do presidente Lula foi tomada diante da crise gerada pela divulgação das imagens das câmeras do circuito interno do Palácio do Planalto —fato que causou a demissão do ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), Gonçalves Dias.

Valentão
O deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) partiu para cima do deputado Marcon (PT-RS) e ameaçou bater no colega parlamentar depois que o petista questionou se a facada sofrida pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi real. A confusão aconteceu durante uma sessão da Comissão do Trabalho na Câmara dos Deputados ontem.

Fale com nossos especialistas

Envie seus dados que entraremos em contato com você!

Av. Campos Sales, 901, Sala 1908, Natal/RN
84 - 98832-7359 [email protected]